Pelas câmaras de combustão de um motor em funcionamento circulam três tipos de fluídos: combustível, óleo e ar.
O filtro de ar encarrega-se de garantir a entrada de ar sem partículas na câmara de combustão do motor. Um mau funcionamento do filtro de ar pode provocar que cheguem algumas partículas ao seu interior, provocando um certo desgaste prematuro do motor.
Sintomas de um filtro de ar em mau estado:
FILTRO DE COMBUSTÍVEL
O filtro de combustível protege o sistema de injecção do motor evitando que cheguem a ele água e/ou impurezas sólidas.
Um filtro de combustível em mau estado pode ser detectado por:
FILTRO DO HABITÁCULO
O filtro de habitáculo é um elemento que se insere no sistema de aquecimento e ar condicionado do veículo para limpar todas as impurezas do ar que entra no interior do veículo.
As impurezas que o filtro de habitáculo absorve são sobretudo: pólen, pó e fuligem dos gases de combustão dos veículos precedentes.
Normalmente é possível detectar que o filtro do habitáculo está em mau estado quando existe:
FILTRO DE ÓLEO
O óleo do motor está em movimento cobrindo as paredes internas do motor.
No seu movimento vai acumulando as diferentes partículas que aparecem no interior do motor (provocadas por desgaste de material e pela combustão). O filtro de óleo limpa o lubrificante garantindo que este continua a cumprir a sua função de forma contínua.
O mau estado de um filtro de óleo não pode facilmente ser detectado pelo que é aconselhável substituí-lo de forma periódica. É recomendado mudar o filtro de óleo sempre que se muda o óleo do motor.
QUANDO MUDAR OS FILTROS
Os filtros devem ser mudados nos prazos recomendados pelo fabricante do veículo. No entanto, de uma maneira geral podem ser seguidos os seguintes prazos: